OTICS PADRE MIGUEL

Rua Olímpia Esteves, s/nº - Padre Miguel
Tel: 2401-0566

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA


Sábado terá mobilização de vacinação ampliada contra a febre amarela


A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará no próximo sábado, 25 de março, mobilização de vacinação ampliada contra a febre amarela. Todas as 233 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) funcionarão das 8h às 17h para aplicar a dose na população dentro da faixa etária de 9 meses a 59 anos. E a partir da segunda-feira, dia 27, a vacina estará na rotina de imunização das unidades, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h ao meio-dia.


Até a sexta-feira, dia 24, as 34 unidades que são polo de vacinação contra a febre amarela continuarão oferecendo a vacina preferencialmente para as pessoas que vão viajar para locais de risco da doença. Essas unidades já receberam reforço de doses e esta semana passam a vacinar até 250 pessoas por dia, mantendo a prioridade para os viajantes. A cidade do Rio não é área de ocorrência da doença e a vacinação no município é preventiva. Não há, portanto, necessidade de correria aos postos de saúde. A partir do sábado, a população em geral poderá se vacinar com mais tranquilidade.

Desde 2008, a Secretaria Municipal de Saúde vacinou na cidade mais de um milhão de pessoas contra a febre amarela. Como o período de cobertura da primeira dose da vacina é de 10 anos, e a segunda dose garante imunidade para o resto da vida, todas essas pessoas já estão protegidas contra a doença. Somente este ano, desde janeiro, 156 mil doses foram aplicadas nas unidades de saúde do município.


O sábado de mobilização é uma prévia da ampliação que acontece de forma efetiva no dia 27, abrindo a vacinação a toda a população do município. As equipes de todas as 233 unidades passaram por treinamento e ajustes para estarem aptas a oferecer o imunizante. A vacina da febre amarela tem contraindicações importantes que serão rigorosamente seguidas pelos profissionais de saúde, para reduzir os riscos de ocorrência de reações adversas nas pessoas que receberem o insumo.

A vacina da febre amarela não é recomendada para gestantes, idosos, crianças menores de 9 meses e a pessoas com alergia a algum componente da vacina e a ovo e derivados. Pacientes em terapias imunossupressoras, portadores de doenças autoimunes, transplantados de medula óssea, com histórico de doença do timo e com problemas neurológicos de natureza desmielizante, como Síndrome de Guillain-Barré e ELA, também não devem tomar a vacina. Em caso de dúvidas, o paciente deve conversar com o seu médico para as devidas avaliações e orientações.



# Compartilhar

DEIXE SEU COMENTARIO

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário